quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aquisição de sementes através da Base de Serviço

Aquisição de sementes através da Base de Serviço e Comércio da Articulação Territorial do território de Sobral para formação de casas de sementes comunitárias.


A Base de Serviço e Comércio (BSC) da Articulação Territorial de Sobral, está realizando durante o mês de outubro de 2009, a compra de sementes crioulas de produtores rurais do referido território da cidadania de Sobral, esta compra foi feita com subsídios da ONG Sueca Save the Children, em parceria com o Instituto Carnaúba, STTR e Prefeitura Municipal de Santana do Acaraú, que terá como objetivo a distribuição de sementes de milho, feijão, gengirlim, de árvores frutíferas e madeireiras para agricultores e agricultoras familiares que estão participando do curso sobre Sistemas Agroflorestais e Casas de Sementes Comunitárias. A distribuição das sementes ocorrerá no último dia do evento e terá como principal objetivo fortalecer as casas de sementes comunitárias existentes na região e ajudará no incentivo para a formação de novas casas comunitárias em comunidades rurais onde este tipo de organização comunitária não seja exercida. A distribuição destas sementes configura-se também como uma forma de poder amenizar as perdas das sementes pelos (as) agricultores (as) na região devido às últimas chuvas ocorridas na região norte, donde o município de Santana do Acaraú em particular a zona rural do município foi prejudicado por uma média pluviométrica que ocasionou aumento no nível das águas do rio Acaraú. De fevereiro a maio deste ano, a Funceme contabilizou um total de 986 milímetros de chuva, um volume 59% acima da média histórica de precipitações no Estado, que é de 622 milímetros. Diante disso, 2009 é considerado o segundo ano mais chuvoso dos últimos 30 anos. Não havia uma quadra chuvosa dessa magnitude desde 1985, conforme o órgão, quando choveu cerca de 1.200 milímetros (Diário do Nordeste, 16 de julho de 2009).

Importância da formação de Casas de Sementes comunitárias

Desde começos da humanidade, agricultores e especialmente agricultoras, tem conservado, selecionado e melhorado sementes, dando origem a uma grande diversidade de cultivos e variedades utilizadas na produção agrícola.
Os camponeses e camponesas de todo o mundo tem sido desde sempre os principais responsáveis pela manutenção da biodiversidade de cultivos, mantendo variedades adaptadas a diferentes regiões, por gerações.
Lamentavelmente, hoje em dia está se perdendo grande parte desta biodiversidade devido a as sementes tornarem-se uma mercadoria, nas mãos das multinacionais, gerando um grande negócio que produz muito lucro.
Com a “Revolução Verde” a produção agrícola no Brasil passa a depender de insumos externos. Agroquímicos e maquinaria agrícola se fazem cada vez mais comuns no meio rural, gerando tal dependência no agricultor que muitos deles esqueceram como produzir sem eles.
Hoje acontece na nossa frente a segunda fase da “revolução”, onde as multinacionais expandem cada vez mais seu controle na produção e comercialização de sementes.
Esse processo de perda do controle das sementes por parte dos agricultores começa com o desenvolvimento das sementes híbridas e chega o seu cume com o surgimento das sementes transgênicas com suas políticas de royalties e a perda de seu poder germinativo.
Os movimentos participantes da Via Campesina, conscientes dessa problemática decidiram enfrentar este processo, conscientizando tanto agricultores como o resto da sociedade de que “nenhuma nação será soberana se não tiver o domínio da produção de sementes” (Via Campesina, MST, 2002). Os movimentos e organizações populares que apóiam os trabalhadores e trabalhadoras rurais da região norte do estado do Ceará compactuam deste mesmo pensamento e juntos tem como forma de poder aplicar estratégias de convivência com esta problemática, bem como forma de garantir a soberania alimentar e quebra da dependência da aquisição de sementes modificadas e/ou inapropriadas para a realidade local vem desenvolvendo as casas de sementes comunitárias que tem como o seu principal objetivo resgatar o espírito de coletividade no meio rural, a organização comunitária e, sobretudo a vida.

Thiago Oliveira Gomes
Coordenador Base de Serviço e Comercio do Território de Sobral
E-mail: t_oliver7@yahoo.com.br
Instituto de Ecologia Social Carnaúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário